quarta-feira, 2 de julho de 2008

Segunda fase do Sistema de Certificação Energética entra hoje em vigor

A partir de hoje entra em vigor a segunda fase do Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios (SCE), que obriga a que os pedidos de licenciamento de todos os edifícios novos tenham o certificado energético.
Até ao final do ano deverão estar certificados cerca de 40 mil edifícios de serviços e de habitação, estima a Agência para a Energia (Adene). Em Janeiro de 2009 inicia-se a terceira e última fase do SCE, que abrangerá todo o parque edificado nacional – edifícios novos, venda, arrendamento e locação de edifícios existentes.
Até hoje, a aplicação do SCE contemplava apenas os novos edifícios com mais de 1000 metros quadrados, destinados à habitação ou serviços, cujos pedidos de licenciamento ou autorização de construção tivessem sido apresentados a partir de 1 de Julho de 2007. Desde a entrada em vigor do SCE, a 1 de Julho de 2007, foram emitidos mais de 3000 certificados. Os edifícios certificados distribuem-se por 69 municípios, destacando-se os distritos de Faro, Lisboa, Setúbal e Braga.
A aplicação destes regulamentos está a ser verificada por cerca de 300 peritos e, até Dezembro deste ano, prevê-se que o número aumente para 800. «O objectivo é alcançar-se, a médio prazo, os 2000 técnicos», informa a Adene.

(Fonte: Portal Ambiente)

Sem comentários: