sexta-feira, 25 de julho de 2008

Quarto acidente nuclear em 15 dias

Ao início da manhã, durante uma operação de manutenção no edifício do reactor número 4 «foi aberta uma tubagem no interior do edifício e escapou pó radioactivo», explicou Alain Peckre, o director da central.
A autarquia e a Autoridade de Segurança Nuclear (ASN) foram imediatamente prevenidas, decidindo esta última propor provisoriamente o incidente de nível 0 (da escala Ines que classifica incidentes e acidentes nucleares de 0 a 7).
A este nível, a ASN geralmente não torna públicos os incidentes, mas a autoridade que fiscaliza o nuclear teve em conta o contexto, explicou o seu director-geral Jean-Christophe Niel.
«Não há qualquer ligação entre os dois incidentes ocorridos em 15 dias em Tricastin, em instalações que dependem de exploradores diferentes», precisou.
Já a 7 de Julho, uma fuga de líquidos radioactivos de um tanque da fábrica Socatri, filial do grupo Areva especializada nos resíduos nucleares, levara à demissão do seu director. Esta «anomalia» foi classificada no nível 1.
Uma outra fuga, a semana passada, de líquidos radioactivos numa fábrica de combustíveis em Romans-sur-Isère (Drôme) foi também classificada no nível 1.
Finalmente, sexta-feira, 15 funcionários foram contaminados «muito ligeiramente» por elementos radioactivos num estaleiro de manutenção de uma unidade de produção da central nuclear de Saint-Alban/Saint-Maurice (sudeste), sem que o incidente tenha sido classificado pela ASN.

(Fonte: Jornal Destak)

Sem comentários: