quinta-feira, 24 de julho de 2008

Central Solar na CGD

Uma das medidas mais visíveis para a redução de emissões de CO2 foi a instalação de painéis solares na cobertura do edifício-sede da CGD. Localizado em Lisboa este edifício dispõe, actualmente, da maior Central Solar do país.
A utilização de energias de fonte renovável é uma peça fundamental na minimização da dependência energética nacional e na redução das emissões de carbono.
Cerca de 85% da energia consumida em Portugal é importada, sob a forma de combustíveis fósseis. Com um número médio anual de horas de Sol que varia entre 2200 e 3000, Portugal é um dos países da Europa com melhores condições para aproveitamento da energia solar. No entanto, a utilização de sistemas solares térmicos ou fotovoltaicos está ainda longe de corresponder ao potencial deste recurso.
Os colectores solares térmicos captam a energia do Sol e transformam-na em calor, permitindo poupar até 70% da energia necessária ao aquecimento de águas num edifício.
A instalação de 130 painéis solares térmicos em 1 600 m2 da cobertura do edifício-sede, na Av. João XXI, em Lisboa, permite a produção de energia que será utilizada para aquecer água para sistemas de climatização e instalações sanitárias, poupando mais de 1 milhão de kWh de electricidade por ano (aproximadamente 5% do consumo global).
Simultaneamente, está a ser instalado um sistema de monitorização detalhada da energia produzida, que permitirá analisar o desempenho da instalação para posterior expansão a outros edifícios CGD que mostrem potencialidades para uso de energia solar.
Os 1.600 metros de painéis solares que instalámos no Edifício-Sede produzem anualmente energia equivalente ao consumo diário de 425.000 pessoas. Evitamos, assim, a emissão anual de 1.700 toneladas de CO2, o equivalente à capacidade de aborção de carbono de 170.000 árvores por ano.

Link de Apresentação do Sistema

(Fonte: CGD)

Sem comentários: