sexta-feira, 25 de julho de 2008

Peso da EDP na produção é calcanhar de Aquiles

O peso «muito grande da EDP na produção é o calcanhar de Aquiles» da empresa, ou seja, é o ponto mais vulnerável da empresa, diz o presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), Vítor Santos.
De acordo com o mesmo, a EDP tem uma «posição dominante e pode abusar dela», mas garante que a ERSE acompanha diariamente o comportamento da eléctrica na compra de electricidade nos leilões. «Não temos indícios que isso esteja a acontecer», assegura Vítor Santos.
No âmbito da revelação da revisão regulamentar do sector, o responsável diz que a entidade vai continuar a perseguir o objectivo de uma liberalização total da electricidade e que algumas das suas propostas vão nesse sentido.
Para evitar abusos e facilitar o funcionamento do mercado livre, o regulador salienta que, por exemplo, no espaço nacional, uma forma seria «não atribuir todos os projectos hídricos, entre outras centrais, à EDP».
No plano internacional, a ERSE adianta que os trabalhos com o regulador espanhol e francês se mantêm e realça que é necessário integrar a «ilha ibérica» com o resto da Europa.

(Fonte: Marta Dhanis)

Sem comentários: