quarta-feira, 2 de julho de 2008

Brisa investe 7,2 milhões de euros em ambiente

A componente ambiental tem sido uma prioridade para a Brisa. Actualmente, esta vertente é suportada por um sistema de gestão ambiental que controla todas as fases da actividade da empresa, gerando um investimento total de 7,2 milhões de euros na área do ambiente só em 2007, ressalta o relatório de sustentabilidade da empresa.
Em 2007, a Brisa deu particular atenção à biodiversidade, uma área crítica para a sua actividade. A título de exemplo, definiu uma declaração de política de biodiversidade e desenvolveu uma nova estratégia assente em seis parcerias, que contemplam o desenvolvimento de acções de investigação e educação, integradas na dinâmica da empresa.
Relativamente a outros indicadores, a empresa conseguiu reduzir o consumo de electricidade, que passou de 109 248 gigajoules, em 2006, para 98 662 gigajoules, em 2007. A mesma tendência foi verificada ao nível dos combustíveis. O consumo passou de 116 666 gigajoules, em 2006, para os 101 560, no ano transacto.
Ao nível do consumo de água, houve um acréscimo de 38 339 metros cúbicos (m3), atingindo, no ano transacto, os 248 614 m3.
Em 2007, foi criado um Grupo de Trabalho de Eficiência Energética, do qual resultaram diversas iniciativas. É o caso do projecto telemática, que contempla a instalação de painéis de energia solar como fonte de energia para o equipamento de telemática ao longo da rede. Em 2007, esta solução foi adoptada em postos SOS e em equipamentos de suporte ao sistema de telemática rodoviária.
A empresa tem também em curso o projecto energia eólica, para tornar a rede de lojas Brisa e Via Verde autónomas em termos de energia, através da instalação de micro-eólicas. Esta solução encontra-se já operacional na loja de Oeiras.

(Fonte: Tânia Nascimento)

Sem comentários: