quinta-feira, 3 de julho de 2008

AreanaTejo promove eficiência energética com Fomentinvest

A AreanaTejo – Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo assinou recentemente um protocolo de colaboração com a Fomentinvest.
A parceria surge das oportunidades que se abrem com a aprovação do Plano Nacional de Acção para a Eficiência, sobretudo ao nível da gestão integrada de energia, explica Tiago Gaio, director da AreanaTejo, por «ir ao encontro das intenções desta agência para 2009-2010 na óptica da definição de uma estratégia energética para o Norte Alentejo».
Equipamentos desportivos, edifícios municipais, escolas, iluminação pública, hotelaria, serviços, e indústria são os edifícios alvo de futuras intervenções. As áreas a abranger incluem, por exemplo, o aproveitamento da energia solar para produção de energia eléctrica ou para produção de energia térmica, o aumento da eficiência energética da iluminação pública, seja pela utilização de reguladores de fluxo ou pela remodelação de lâmpadas e/ou luminárias, o aumento da eficiência energética dos sistemas de controlo de trânsito ou da melhoria da eficiência energética dos edifícios públicos.
Segundo Tiago Gaio, através da utilização de contratos de performance de energia, a celebrar no âmbito do protocolo, será possível aos municípios associados da AreaTejo beneficiar de condições especiais de financiamento de projectos desenvolvidos nestas temáticas da eficiência energética e das energias renováveis.

(Fonte: Ana Cristina Ferreira)

Sem comentários: