sexta-feira, 18 de julho de 2008

Primeira central solar térmica nacional em consulta pública

Até 14 de Agosto de 2008 a primeira central solar térmica do País, em Tavira, estará em fase de consulta pública, cujo processo se inicia hoje. O projecto a instalar, numa área entre 7 a 9 hectares, tem estado em compasso de espera para a obtenção da licença de instalação na Reserva Agrícola Nacional (RAN).
«Como o terreno pertence à RAN não podemos iniciar a empreitada sem termos a licença», adianta Manuel Collares Pereira, director do Departamento de I&D da Ao Sol – Energias Renováveis, detida pela Enerpura, que é a líder deste projecto no consórcio Electricidade Solar Térmica de Portugal.
Em 2006, o projecto pioneiro a nível internacional, dado que utiliza pela primeira vez uma tecnologia da australiana Solar Heat and Power, já tinha luz verde da Direcção-Geral de Energia e Geologia. Um ano depois foi-lhe atribuída uma tarifa especial, uma vez que os diplomas para produção de electricidade a parte de fontes renováveis não contemplam esta solução tecnológica. «Já temos o PIP [Pedido de Informação Prévia], já temos tudo, menos o terreno para construir porque ainda está afecto à RAN, apesar de ser baldio», lamenta Collares Pereira. «O mais grave é que continuamos sem nenhum feedback e não sabemos em que fase está o processo de desafectação», prossegue.
A central solar termoeléctrica terá 6,5 MW de potência instalada e estima-se que venha a produzir anualmente 12,8 GW/hora, o que equivalerá ao consumo de electricidade de 4000 habitações.
O consórcio, envolvendo ainda a Rolear, a Meci, a Universidade do Algarve e a Câmara Municipal de Tavira, pretende implantar uma tecnologia que consiste na disposição de espelhos quase planos, de modo a criar uma forma parabólica, conceito conhecido por óptica de “Fresnel”. Esta técnica permite reduzir custos com a concentração da radiação solar, evitando a construção de uma parábola em grande escala. A radiação solar, por sua vez, é transformada em vapor na central, através de turbinas, sendo o vapor usado na produção de electricidade.

(Fonte: Ana Cristina Ferreira)

Sem comentários: