quarta-feira, 16 de julho de 2008

DST desenvolve projecto para carros eléctricos

O grupo DST vai desenvolver uma rede de energia inteligente para a concepção, desenvolvimento e aplicação de um modelo de mobilidade sustentável "o carro eléctrico", enquadrado no projecto Mobi_Guimarães.
Os principais objectivos da iniciativa são a criação de uma frota de veículos eléctricos partilhados, bem como a construção de uma infra-estrutura adequada de uma rede de energia e carregamento e de um sistema de informação que permita a gestão da mobilidade dentro do município.
Esta aposta da DST, que terá um investimento inicial de 400 mil euros, é composta por uma rede de abastecimento piloto, com nove pontos de carga (três por parque de abastecimento), rede de produção de energia com base em fontes renováveis (fotovoltaicos e/ou aerogeração) e sistema de gestão de carga. Para já, as actividades centram-se no desenvolvimento dos veículos, parques de entrepostos de carsharing, rede de abastecimento piloto e do sistema de informação e gestão.
Por outro lado, o grupo vai dedicar-se também aos sistemas de informação, apostando no desenvolvimento e teste de um mecanismo de gestão de mobilidade, com sistemas ITS piloto, de gestão da «factura da mobilidade», de carsharing e planeamento de recursos, bem como unidades de teste nos veículos (on-board-units) e dispositivos de acesso móvel. Posteriormente, o projecto será aplicado e testado em ambiente urbano, com base nas comunidades específicas (população universitária e turistas).
Recorde-se que o projecto contempla uma parceria liderada pela Câmara Municipal de Guimarães e, além da DST, conta com a Petrotec, Universidade do Minho, o Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel (CEIIA) e o Centro de Inovação Inteli.

(Fonte: Portal Ambiente)

Sem comentários: