segunda-feira, 21 de julho de 2008

Entrevista a Jeremy Rifkin pela Revista Exame, com o tema Petróleo Imparável

Jeremy Rifkin diz que se alguém acredita que o preço do petróleo vai baixar, então não pertence a esta realidade. E confessa-se preocupado!

Exame: O que prevê em relação ao preço do petróleo?
Jeremy Rifkin: Quando escrevi o livro Hydrogen Economy, em 2002, o barril de petróleo valia 19 dólares, e eu escrevi na imprensa que, em dois anos, atingiria os 50 dólares. Chamaram-me alarmista. Estamos já nos 120 dólares e vamos atingir os 200 dólares. Se pensamos que estamos em apuros em 2008, como será em 2010? Estamos a consumir três barris por cada um que descobrimos. Se alguém julga que o preço do petróleo vai descer, como estava há uns tempos, não pertence a esta realidade.

Exame: Isso provocará uma grave crise económica?
Jeremy Rifkin: É para onde nos dirigimos agora. Se alguém pensa que o que está a acontecer é um ajuste estrutural de curto prazo, está enganado e não está a olhar para a História. Hoje estamos na fase da entropia da segunda Revolução Industrial. O mundo inteiro está dependente do petróleo. Estamos em crise com os preços, as alterações climáticas, a guerra em África e a falta de água. Como é que alguém pode prever que isto vai melhorar? Temos de instituir já a terceira Revolução Industrial. Se não o fizermos estamos perdidos.

Exame: Defende o hidrogénio como alternativa energética. Mas quando será competitivo?
Jeremy Rifkin: O hidrogénio pode ser competitivo agora. Se avançarmos com o devido investimento público, ou privado, ou com o devido sustento financeiro, o processo andará mais depressa. Não há razões para não fazermos a terceira revolução. Dentro de 20/25 anos será possível criar milhões de empregos e instituirmos as energias renováveis. O que estamos à espera quando há oportunidade de negócio agora?

Sem comentários: