segunda-feira, 28 de julho de 2008

AIP, AEP e CIP propõem avaliação produção de energia nuclear

O documento conjunto das associações Industrial Portuguesa (AIP) e Empresarial de Portugal (AEP) e da Confederação da Industria Portuguesa (CIP), entretanto enviado ao Governo e ao Presidente da República, inclui ainda outros aspectos como o melhor aproveitamento de oportunidades, o aumento da concorrência e estímulos à eficiência no consumo.
No documento, as associações propõem a intensificação dos estímulos à utilização dos biocombustíveis e a avaliação da oportunidade de produção de energia nuclear em Portugal.
Entre as medidas propostas ao nível da promoção da eficiência no consumo energéticas as três associações recomendam ao Governo, entre outras, o incentivo à reconversão dos equipamentos industriais e de transportes no sentido de os tornar energeticamente mais eficientes por recurso a verbas comunitárias.
O estímulo à utilização do transporte de mercadorias por via ferroviária, deverá igualmente ser assegurado, bem como à poupança de energia nas empresas de serviços e microempresas, acrescentam.
As associações dizem ainda que dada a importância da energia no desenvolvimento do país, procederão a estudos que conduzam à concretização dos objectivos propostos.
"É preocupante, e urgente, a situação de muitas empresas em Portugal que, por geralmente comprarem a electricidade ou o gás mais caros do que as suas concorrentes em Espanha, são penalizadas na sua estrutura de custos, afectadas na sua competitividade, e têm dificuldades em se manterem no mercado", refere o documento entregue a Cavaco Silva e José Sócrates.

(Fonte: Lusa)

Sem comentários: