terça-feira, 8 de julho de 2008

G8 quer reduzir 50 por cento das emissões até 2050

Durante a cimeira que está a decorrer no Japão os países do G8 chegaram a acordo sobre a redução de, pelo menos, 50 por cento das emissões mundiais de gases com efeito de estufa até 2050 e ainda sobre a definição, por cada país, de objectivos a médio prazo.
No encontro anual de 2007, em Heiligendamm (Alemanha), os G8 – Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Reino Unido, Itália, Japão, Rússia – apenas ponderaram sobre uma redução de metade das emissões poluentes até meados do século.
O lançamento de 20 projectos experimentais de captura e armazenamento de carbono até 2010, com uma ajuda de 10 000 milhões de dólares (6300 milhões de euros) por ano, pode contribuir, confiam os dirigentes do G8, para o cumprimento dessa meta.
Outro resultado da cimeira em Toyako é o apoio à criação de dois fundos para lutar contra o sobreaquecimento do planeta, ao qual vão dedicar 6000 milhões de dólares (3 800 milhões de euros). Um desses fundos, o Fundo para a Tecnologia Limpa, destina-se a novos financiamentos de grande escala para investir nos países em desenvolvimento em projectos de tecnologias com baixo consumo de hidrocarbonetos, e o outro, o Fundo Estratégico para o Clima, visa financiar diversos programas-piloto, tendo como alvo a resolução do problema das alterações climáticas.
O último dia da cimeira é amanhã e conta com a presença de mais oito grandes países que representam cerca de 80 por cento das emissões poluentes mundiais. São eles Austrália, Coreia do Sul, China, Índia, Brasil, África do Sul, México e Indonésia.

(Fonte: Portal Ambiente)

Sem comentários: