quarta-feira, 30 de julho de 2008

Barragem de Girabolhos em concurso até Outubro

O Instituto da Água (Inag) tem concurso público aberto para produção de energia hidroeléctrica, concepção, construção, exploração e conservação do aproveitamento hidroeléctrico de Girabolhos, localizado no rio Mondego.
As candidaturas deverão ser apresentadas até ao dia 20 de Outubro. Este concurso, realizado no âmbito do Programa Nacional de Barragens com Elevado Potencial Hidroeléctrico, classifica as propostas, para efeitos de adjudicação, através da mais elevada quantia oferecida pela exploração do aproveitamento hidroeléctrico de Girabolhos à quota de 300 metros.
Quanto aos restantes empreendimentos, a EDP apresentou um investimento de 161,7 milhões de euros no concurso à construção das barragens de Alvito e Fridão. As espanholas Unión Fenosa, Iberdrola e Endesa concorreram apenas a Fridão, e a construção da barragem de Almourol não teve empresas a concurso.
Por sua vez, a Iberdrola venceu também o concurso para a construção de um complexo hidroeléctrico de quatro barragens em Portugal, prevendo investir mil milhões de euros, entre 2012 e 2018. A empresa apresentou a proposta financeira mais elevada para as barragens de Padroselos, Alto Tâmega, Daivões e Gouvães.

(Fonte: Portal Ambiente)

Sem comentários: