quarta-feira, 23 de julho de 2008

Volumes de electricidade e gás distribuídos pela EDP crescem no semestre

A Energias de Portugal (EDP) revelou hoje os dados operacionais previsionais do primeiro semestre, apresentando um crescimento dos volumes de electricidade e gás distribuídos em Portugal e Espanha e um forte aumento no número de clientes liberalizados de electricidade da EDP em Portugal. A produção eólica quase triplicou.
A eléctrica liderada por António Mexia revela, no documento enviado à CMVM, que o primeiro semestre foi marcado por um “crescimento de 182% da produção eólica, um declínio da produção convencional no mercado Ibérico liberalizado (MIBEL) e crescimento do factor médio de utilização das nossas CCGT’s para 63%, o que representou um aumento de produção de 61%”.
A capacidade instalada bruta eólica da EDP aumentou em 2.114 MW nos últimos 12 meses, um crescimento para o qual contribuiu Horizon, “que foi consolidada pela primeira vez em Julho de 2007, tendo atingido 1.321 MW de capacidade em Junho”. Na Europa, a capacidade instalada aumentou 41% e em Espanha a produção eólica da EDP cresceu 38%, salienta a EDP.
Segundo a empresa, assistiu-se a um crescimento dos volumes de electricidade e gás distribuídos pela EDP em Portugal e Espanha. “O volume de electricidade distribuído pela EDP mostrou um aumento de 1,3% face a período homólogo, e o volume de gás distribuído aumentou 3,9%”.
“No Brasil, o volume de electricidade distribuída aumentou 2,6% no 1S08, suportado no aumento do número de clientes ligados à rede na região da distribuidora Bandeirante e a aceleração do crescimento do consumo na área de concessão da Escelsa”, salienta a EDP no mesmo documento, que antecipa os dados operacionais. Os resultados da EDP só serão conhecidos a 30 de Julho.
Os volumes fornecidos pela EDP a clientes eléctricos de retalho em mercado liberalizado na Península Ibérica, aumentaram 17%, essencialmente devido ao aumento dos volumes vendidos em Espanha, revela a empresa, acrescentando que “o número de clientes liberalizados de electricidade da EDP em Portugal mais do que duplicou”.
“O volume de gás vendido a clientes no mercado liberalizado espanhol aumentou 49% em termos homólogos, um crescimento suportado nos contractos de fornecimento de gás assinados com a Sonatrach no terceiro trimestre de 2007”, conclui a eléctrica no mesmo comunicado.

(Fonte: Agencia Financeira)

Sem comentários: