quinta-feira, 10 de julho de 2008

Carros eléctricos Renault-Nissan chegam a Portugal em 2011

O Governo e a Aliança Renault Nissan anunciaram hoje uma parceria para promover a mobilidade zero-emissões por todo o País, através de veículos eléctricos. A parceria foi lançada hoje em Lisboa, com a presença do Primeiro-ministro, José Sócrates, e Carlos Ghosn, presidente e CEO da Nissan e da Renault.
Portugal é o primeiro parceiro a aderir a esta aliança. Com o compromisso de ser o líder global em veículos de zero-emissões, esta iniciativa pretende reunir os sectores público e privado de modo a criar as condições necessárias para que estes veículos sejam uma solução viável e atractiva para os consumidores.
Através do acordo assinado hoje, o Governo focar-se-á em três áreas fundamentais: estudar em conjunto com a aliança como criar as condições certas para tornar os veículos eléctricos uma oferta atractiva para os consumidores portugueses; estudar as infra-estruturas e organizações necessárias para criar uma rede nacional de estações de carregamento de baterias para veículos eléctricos; e identificar os canais de comunicação e redução mais eficazes para aumentar a sensibilização em relação a estes veículos.
A aliança Renault-Nissan concordou comercializar em massa os seus veículos eléctricos para os consumidores em Portugal a partir de 2011. Deste modo, o País será um dos mercados líderes a nível mundial para a introdução de modelos de todos os veículos eléctricos da aliança. Já há mesmo empresas nacionais em conversações com o Governo para criar uma rede nacional de abastecimento.
«Portugal tornou-se num país líder nas energias renováveis. Este acordo com a Renault-Nissan irá colocar Portugal também na linha da frente em termos de mobilidade sustentável com veículos zero-emissões. Promover carros eléctricos em Portugal irá reduzir a nossa dependência de petróleo importado e irá contribuir para um ambiente limpo», disse José Sócrates.

(Fonte: Portal Ambiente)

2 comentários:

Miguel Carvalho disse...

Zero emissões?
A grande maioria da electricidade em Portugal provem de combustíveis fósseis...

Pedro Miguel disse...

Compreendo a questão, mas teoricamente é possível!
Para tal acontecer toda a energia produzida teria de ser de fontes renováveis, por exemplo: solar ou eólica.