quinta-feira, 17 de julho de 2008

Bastonário dos Engenheiros defende nuclear na agenda política

O bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando Santo, afirmou esta quarta-feira à agência «Lusa» que o nuclear deve estar presente na Agenda Política do Governo.
«É importante que o nuclear esteja na agenda política do Governo para se saber qual a estratégia a seguir numa altura em que o paradigma energético está em profunda mudança a nível mundial», disse Fernando Santo.
Segundo o bastonário, «é preciso ter um país mais informado», e que se iniciem «estudos rigorosos, independentes e não ideológicos» para se conhecerem os cenários que permitirão assumir as melhores opções.
«O agravamento da situação energética portuguesa exige que se tome posição nesta matéria», adiantou.
Fernando Santo referiu ainda que Portugal tem «um estrangulamento energético» que pode por em causa o nível de vida dos portugueses.
O bastonário congratulou-se com o trabalho que está a ser feito pela Comissão Eventual de Acompanhamento das Questões de Energia, no âmbito da Assembleia da República, que tem vindo a ouvir especialistas na matéria.
«Esta é uma via correcta que se deve continuar», sublinhou «agência «Lusa».
Sobre a segurança das centrais nucleares, Fernando Santo, referiu que o nuclear actualmente deixou de ser «um problema», e já não é posta em causa.
Fernando Santo manifestou-se de acordo com a política governamental sobre as energias renováveis e em relação à necessidade de se avançar ao nível da eficiência energética.
No entanto, sobre o nuclear enfatizou a necessidade de se conhecerem os vários cenários e de se saber se a produção energética será suficiente ou se haverá debilidades e como ultrapassá-las a médio longo prazo.
Além disso, falou do papel pioneiro da Ordem dos Engenheiros no que toca à abordagem do tema do nuclear, que era há anos tabu.

(Fonte: Agencia Financeira)

Sem comentários: