segunda-feira, 28 de julho de 2008

Petróleo valoriza mas negoceia em mínimos de sete semanas

Os preços do petróleo seguiam a valorizar mas perto de mínimos de sete semanas, depois de ter negociado em queda pressionado pelo aumento da produção da organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e da China.
O West Texas Intermediate (WTI) seguia a valorizar 0,20% para os 123,51 dólares, em Nova Iorque, depois de já ter negociado nos 122,94 dólares. Em Londres o Brent do mar do Norte, que serve de referência à economia portuguesa, ganhava 0,18% para os 124,74 dólares por barril.
Os contratos petrolíferos seguem agora a valorizar depois de já ter estado a negociar na casa dos 122 dólares por barril, em Nova Iorque, o que corresponde a uma desvalorização de mais de 16% desde que atingiu os novos máximos acima dos 147 dólares.
Os investidores olham para estes valores como uma oportunidade de adquirir contractos a valores mais acessíveis, o que está a contribuir para a valorização dos preços da matéria-prima.
As cotações têm registado uma tendência de queda, pressionadas pelos receios de uma redução da procura devido ao abrandamento económico que se faz sentir a nível global. A contribuir para a desvalorização das últimas sessões estão também as notícias sobre um aumento de produção por parte da China e da OPEP.
O segundo maior produtor petrolífero chinês, China Petrochemical, anunciou que aumentou a sua produção petrolífera no primeiro trimestre em 2,4%, quando comparado com os valores registados no ano anterior.
Também a Ptrologistics, na passada sexta-feira, afirmou que a OPEP vai aumentar a sua produção petrolífera em cerca de 200 mil barris por dia no mês de Julho.
“O lado da oferta está bastante estável neste momento, e não há surpresas” afirmou Tetsu Emori sa Astmax citado pela Bloomberg.

(Fonte: Jornal Diário Digital)

Sem comentários: