segunda-feira, 14 de julho de 2008

Mais de metade dos portugueses quer poupar energia para cortar despesas

Por detrás da vontade de poupar energia de mais de metade dos portugueses não estão preocupações ambientais, mas sim económicas. Cerca de 62 por cento dos portugueses, valor acima da média europeia, que se situa nos 59 por cento, está disposto a diminuir os seus gastos de energia mas para pagar uma factura menos elevada, «desvalorizando a questão ambiental», salienta a Logica em comunicado. «Apenas na faixa etária dos 15 aos 24 anos a tendência muda, com a preocupação ambiental a chegar a 50 por cento dos consumidores», acrescenta.
Por seu turno, e sem fugir à tendência europeia, também existe no País a dificuldade em concretizar as preocupações com o consumo de energia, «principalmente quando isso limita ou altera o estilo de vida, isto é, andar de transportes públicos ou usar menos o ar condicionado», assinala a empresa de serviços de tecnologias de informação e gestão.
A nível europeu, 80 por cento dos consumidores estão preocupados com as mudanças climáticas e 75 por cento afirmam saber que a quantidade de energia consumida afecta directamente o clima. Em Portugal, porém, e segundo o estudo, existe ainda uma grande diferença entre a percepção das questões energéticas e a atitude individual. «Esta diferença chega a atingir os 15 por cento», refere o estudo que envolveu a recolha de dados junto de 10 mil consumidores distribuídos por dez países europeus: Portugal, França, Reino Unido, Holanda, Finlândia, Espanha, Suécia, Noruega, Alemanha e Dinamarca.

(Fonte: Portal Ambiente)

Sem comentários: