quinta-feira, 10 de julho de 2008

EDP compromete-se a reduzir emissão de gases poluentes em Sines já em 2008

Cerca de 91 milhões de euros é quanto a EDP vai investir na instalação de sistemas de desnitrificação em Sines, a cargo do consórcio formado pela Alstom e Efacec. A este contrato acresce um conjunto de investimentos já em curso para a requalificação ambiental da central termoeléctrica da EDP, que totaliza a soma de 326 milhões de euros.
De acordo com a companhia eléctrica, estes investimentos vão permitir «reduzir significativamente as emissões de gases poluentes já a partir de 2008». As emissões de óxidos de azoto já foram reduzidas numa primeira fase, que começou a ser implantada em 2004, através de melhorias no sistema de queima do carvão. Agora a redução será feita através de sistemas de desnitrificação por redução catalítica selectiva, permitindo reduzir as emissões em 82 por cento. Este processo «consiste basicamente na remoção dos óxidos de azoto dos gases de combustão através da reacção com amónia que se realizará num catalizador, obtendo-se azoto e água, ambos constituintes do ar atmosférica», sintetiza a eléctrica nacional.
No caso dos óxidos de enxofre a EDP procedeu à instalação de dessulfuradores, que utilizam um processo de lavagem dos gases com uma solução de calcário, obtendo-se como resultado um subproduto utilizável – o gesso -, reduzindo em 92 por cento as emissões. A dessulfuração em Sines, cujo investimento foi de 190 milhões de euros, teve início em 2005, e prevê-se a sua conclusão para Outubro de 2008, aponta a EDP.

(Fonte: Portal Ambiente)

Sem comentários: