quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Prorrogado prazo para propostas para recuperação de passivos ambientais

As entidades que se queiram candidatar aos 95 milhões de euros, previstos no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), destinados a recuperar sítios contaminados e minas abandonadas onde estejam em risco aquíferos, ecossistemas ou a saúde humana, poderão fazê-lo até ao final no ano. O prazo que terminava em 29 de Agosto foi prorrogado até ao dia 15 de Dezembro.
O grupo de trabalho interministerial sobre os passivos ambientais, nomeado pelo despacho 21 876/2007, de 24 de Agosto, identificou um conjunto vasto de acções e projectos, com estimativas de investimento que poderão, até 2013, serem candidatáveis em particular ao Programa Operacional de Valorização do Território. O total do investimento previsto para a resolução dos passivos de sítios contaminados rondará os 64 milhões de euros, para uma fase imediata, adianta o Ministério do Ambiente ao AmbienteOnline.
Em relação às intervenções em minas abandonadas, num horizonte temporal do QREN, os valores estimados rondarão os 60 milhões de euros para as áreas mineiras de urânio e 58 milhões de euros para as antigas áreas de exploração de minérios polimetálicos. Estes são montantes que vêm dar resposta a um dos desígnios do Ministério do Ambiente, já que elegeu os chamados passivos ambientais como uma das prioridades no âmbito dos fundos comunitários.

(Fonte: Tânia Nascimento)

Sem comentários: