sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Portalegre recebe pós-graduações em valorização ambiental e eficiência energética

Até 15 de Setembro, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Portalegre, tem candidaturas abertas para as pós-graduações em valorização ambiental e produção de energia e em eficiência energética de edifícios.
A primeira pretende, em termos práticos, «conferir, a engenheiros licenciados em diferentes áreas, competências nos campos da valorização e tratamento de resíduos e da produção de energias renováveis e alternativas». O primeiro módulo do curso faz uma abordagem geral e diversificada no âmbito da política, economia e gestão da energia; o segundo módulo debruça-se sobre a eficiência energética na indústria; já o terceiro e o quarto módulos fazem uma abordagem sobre a gestão, tratamento e valorização de efluentes líquidos e gasosos, bem como sobre os resíduos sólidos. Os cinco módulos seguintes estão vocacionados para a energia dos recursos renováveis, enquanto que o último aborda as questões da gestão e avaliação de projectos.
No caso do curso em especialização em eficiência energética, o objectivo é oferecer «uma visão alargada das medidas que podem ser aplicadas em edifícios, novos e usados, de forma a aumentar a sua autonomia energética, com recurso a sistemas passivos e activos que conduzam a um aumento da sua eficiência energética», indica a instituição de ensino. Será dada especial relevância à nova legislação relativa ao comportamento térmico de edifícios, assim como aos sistemas de produção de águas quentes, sistemas de produção de energias renováveis com aplicação em edifícios e sistemas AVAC.
Ambos os cursos têm a mesma carga horária, 264 horas em 35 semanas, e o mesmo preço, 2200 euros para alunos e ex-alunos, e 2500 euros para o público em geral. O período de matrículas decorre entre 22 e 26 de Setembro.

(Fonte: Portal Ambiente)

Sem comentários: