sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Governo aprova projecto da Itarion de produção fotovoltaica

O investimento da Itarion Solar, de 99,7 milhões de euros, conta a partir de agora com o apoio do Governo, no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, do Quadro de Referência Estratégico Nacional. O projecto consiste na criação, em Vila do Conde, de uma unidade industrial de produção de células fotovoltaicas a partir de silício, tecnologia inovadora em Portugal, com uma capacidade instalada de 100 MW por ano com potencial para se estender até 250 MW anuais.
O volume de vendas acumulado de 2008 a 2017 calcula-se em 2,2 mil milhões de euros, informa o Conselho de Ministros, em comunicado.
Utilizando a experiência da Qimonda nos processos de optimização das propriedades eléctricas do silício, este projecto traça como objectivo o aperfeiçoamento das matérias-primas, desenho das células, processo de fabrico, e a eficiência e as economias de escala.
Além disso, este investimento da Itarion Solar contribuirá para o aumento das exportações e para melhorar o saldo da balança comercial portuguesa de produtos electrónicos, já que a totalidade da produção se destina ao mercado externo, conclui o comunicado. Também se vão sentir impactos ao nível do desenvolvimento da região, «através de efeitos de arrastamento de actividades, da criação de emprego e da utilização de recursos locais», remata a mesma fonte.

(Fonte: Portal Ambiente)

Sem comentários: