quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Produção de energia a partir das ondas arranca com projecto da Enersis

Chama-se Parque de Ondas da Aguçadora e é o primeiro parque de aproveitamento de energia a partir das ondas. O projecto da Enersis e da escocesa Ocean Power Delivery (OPD), localizado ao largo da Póvoa do Varzim, e que envolveu um investimento de mais de 8,5 milhões de euros, foi hoje inaugurado.
«Queremos que daqui a 15 anos a tecnologia que hoje é inaugurada seja muito importante», destacou o ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho.
Nesta primeira fase foram instaladas três máquinas Pelamis, com capacidade de 750 kW cada, num total de 2,5 MW, o que permitirá uma produção média anual de 7GWh. As máquinas estão a 5 km da costa, medem cerca de 50 metros de comprimento, com um perímetro de 3,5 metros, dos quais apenas um metro fica acima do nível da água.
De acordo com Rui Barros, da Enersis, as máquinas produziram a primeira electricidade em Julho deste ano. Até ao momento, o projecto esteve em testes, com as máquinas a serem instaladas e desinstaladas, já que há procedimentos próprios para cada uma das operações. Estiveram igualmente a ser resolvidas algumas avarias, nomeadamente nas amarras.

(Fonte: Portal Ambiente)

Sem comentários: