quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Pelamis lançado na próxima semana

O projecto da Enersis para a energia das ondas, constituído por três máquinas da tecnologia Pelamis, irá começar a funcionar em pleno na semana que vem, anunciou Manuel Pinho, ministro da Economia, na conferência «Inovação e Energias Renováveis», que teve lugar hoje em Lisboa.
De acordo com Rui Barros, da Enersis, as máquinas produziram a primeira electricidade em Julho deste ano. Até ao momento, o projecto esteve em testes, com as máquinas a serem instaladas e desinstaladas, já que há procedimentos próprios para cada uma das operações. Estiveram igualmente a ser resolvidas algumas avarias, nomeadamente nas amarras.
O projecto será instalado ao largo de Póvoa do Varzim, sendo a potência a instalar nesta fase de 2,5 MW, ou seja, três máquinas da tecnologia Pelamis, de 750 kW cada, num investimento de 9 milhões de euros. Até 2009 a Enersis contava pôr em funcionamento mais duas máquinas da mesma potência, que exigem um investimento adicional de 5 milhões de euros.
No mesmo ano a Enersis e a sua parceira tecnológica escocesa, a Ocean Power Delivery, preparam os testes no mar para alcançar os 20 MW, o que poderá equivaler à instalação de mais 28 máquinas de 750 kW cada, ou de 20, cada uma com 1 MW.

(Fonte: Sofia Vasconcelos)

Sem comentários: