quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Petróleo a caminho dos 100 dólares em Nova Iorque

O petróleo está novamente a caminho da fasquia dos 100 dólares. Em Nova Iorque, o barril está a valorizar mais de 2%, uma subida justificada com a fraqueza do dólar face às principais divisas mundiais que está a tornar mais apelativos os investimentos nas “commodities”.
O West Texas Intermediate (WTI), soma 2,01% para 99,11 dólares. Chegou a subir um máximo de 2,5% para 99,61 dólares, depois de ontem já ter registado uma valorização de mais de 7%. Aproxima-se outra vez dos três dígitos. O crude baixou a marca no final da semana passada.
O Brent do Mar do Norte, que serve de referência às importações nacionais, está a acompanhar a tendência, mas está ainda distante dos 100 dólares. Segue a valorizar 2,1% para 96,83 dólares. Desde o início do ano acumula um ganho de pouco mais de 3%. A contribuir para a nova subida dos preços está a queda do dólar face, nomeadamente, ao euro. O euro está a ganhar quase 1% para 1,4468 dólares, reflectindo a instabilidade nos mercados mundiais e a venda de títulos do Tesouro dos EUA por parte dos investidores.
A desvalorização da moeda norte-americana está a levar a que muitos investidores desloquem, novamente, os seus investimentos para as matéria-prima que se tornam, assim, activos mais atractivos. Ou seja, oferecem retornos mais elevados, apesar do risco.
A queda superior ao esperado das reservas de petróleo dos EUA, revelada ontem, está também a suportar esta alta dos preços. O Departamento de Energia dos EUA revelou uma redução de 6,3 milhões de barris, quando o mercado previa que fosse apenas de 3,5 milhões. O mercado receia uma escassez do lado da oferta.

(Fonte: Jornal de Negócios)

Sem comentários: