terça-feira, 23 de setembro de 2008

Consumo de combustíveis volta a diminuir em Portugal

O consumo de combustíveis voltou a diminuir, em Junho, no mercado nacional, com as gasolinas a serem as principais responsáveis pela quebra homóloga de 0,3% da procura. O consumo de gasóleo aumentou, mas registou um abrandamento.
O consumo de combustíveis diminuiu 0,3%, em Junho quando comparado com igual período do ano passado, de acordo com os dados divulgados pela Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG).
A contribuir para a quebra do consumo total, estiveram as vendas de gasolinas, que registaram uma redução de 6,3%, uma tendência partilhada por todas os tipos deste combustível. A gasolina aditivada registou uma quebra de 82%, e “praticamente deixou de ser consumida nos últimos meses”, a gasolina sem chumbo 98 verificou uma descida de 21,2%, “não se registando alterações na tendência que já se vinha verificando. Relativamente à gasolina sem chumbo 95 o consumo baixou 3,5%”, revela a DGEG.
Quanto ao gasóleo, observou-se um crescimento homólogo de 1,1%, em Junho, o que representa um abrandamento face aos consumos observados nos meses anteriores. Se analisarmos por meses concluímos que em Maio e Junho, quando comparado com os meses anteriores, se verificou quebras nas vendas deste combustível.
Já o GPL Auto registou uma tendência inversa. Em Junho, e comparando com o mesmo mês do ano passado, registou um aumento de 11,5%.

(Fonte: Sara Antunes)

Sem comentários: