quinta-feira, 8 de maio de 2008

Suécia é inspiração para Portugal nas renováveis

«A Suécia é uma fonte de inspiração para Portugal», afirmou o ministro da Economia, Manuel Pinho, na abertura do simpósio sobre energias renováveis na Suécia e em Portugal, que decorreu ontem, no Museu da Electricidade, por ocasião da visita de Estado dos reis da Suécia a território português.
Segundo Manuel Pinho, o simpósio, que contou com a presença do rei Carlos XVI Gustavo, «é a melhor maneira de mostrar a importância das renováveis para os dois países». Já segundo António Mexia, presidente executivo da EDP, Portugal e Suécia são os dois países europeus que lideram a «revolução» nas energias renováveis, e esta é um oportunidade de troca de experiência.
Presente na iniciativa, Andreas Carlgren, ministro do Ambiente sueco, relembrou que, há cerca de 50 anos, a Suécia deparou-se com problemas ambientais severos. «Actualmente, Estocolmo é uma das cidades mais limpas do mundo», referiu o governante, acrescentando que «é possível ter uma economia florescente em simultâneo com um desenvolvimento sustentável». Na Suécia, 40 por cento de toda a energia consumida é renovável, mas o objectivo do Governo sueco é chegar aos 100 por cento em 2020.
O evento contou ainda com as participações de António Sá da Costa, presidente da Apren, e com as apresentações das empresas suecas Envac, Ena Energi, Scandinavian Biogas, Scania Portugal, Chemrec e da portuguesa Martifer.

(Fonte: Portal Ambiente)

Sem comentários: