segunda-feira, 26 de maio de 2008

EDP sugere criação de entidade para a energia das ondas

A criação de uma entidade nacional de investigação e promoção da energia das ondas é uma das sugestões da EDP para promover esta fonte de energia renovável. Este desejo de criar a entidade Ondas de Portugal foi hoje revelado por António Vidigal, presidente da EDP Inovação, na conferência «À procura do Inesgotável», organizada pela sociedade de advogados Rui Pena, Arnaut e Associados, em conjunto com a SGC Energia e a EDP.
A conferência debruçou-se sobre as iniciativas que algumas empresas estão a fazer para que a energia não se esgote e para que surjam novas fontes e métodos sustentáveis face às necessidades do planeta. A crise financeira, a subida do preço dos alimentos, as organizações internacionais e o seu impacto nestes projectos e na estratégia a seguir no futuro foram alguns dos temas focados.
O responsável abordou a matriz energética do futuro, com enfoque para a geração distribuída de electricidade e para o acesso livre à rede, quer para comprar quer para vender energia, dando o exemplo dos carros eléctricos que, num plano quase de ficção científica, como lhe apelidou António Vidigal, poderiam, ligados à rede e à internet, comprar electricidade quando esta estivesse mais barata e vender quando estivesse mais cara. «A forma de controlar a energia vai mudar drasticamente», disse.
«São necessárias soluções disruptivas para resolver os problemas», afirmou, referindo ainda o projecto de um grupo de cientistas para uma rede transeuropeia de energia solar e eólica, que aproveitaria inclusivamente o recurso solar do Norte de África e a energia do jet stream (velocidade do ar em altura), que alguns investigadores do Instituto Superior Técnico estão a estudar.

(Fonte: Sofia Vasconcelos)

Sem comentários: