quinta-feira, 29 de maio de 2008

Dia Mundial da Energia - Poupe mais de 20 euros com a luz na sua empresa

Porquê gastar mais energia do que aquela que realmente necessita? Para evitar que isso aconteça, e a propósito do Dia Mundial da Energia, a Agência Financeira recolheu junto do regulador (ERSE) algumas dicas para poupar este bem precioso na sua empresa.
Privilegie as soluções de iluminação baseadas em lâmpadas fluorescentes, quer as clássicas de tubos, quer as compactas. Uma lâmpada convencional de 100 Watts (W) proporciona a mesma luz que uma lâmpada de baixo consumo de 20 W e ao final de um ano terá uma poupança de cerca de 3 euros por ano por cada hora diária de utilização e têm um período de vida útil de quatro a dez vezes superior a uma lâmpada convencional.
Opte pela utilização de equipamentos de classe energética mais eficiente, incluindo computadores e monitores com a designação «ENERGY STAR». Nos monitores, o uso da protecção de ecrã não reduz o consumo de energia. A redução de consumo verifica-se no modo standby.
Desligue os aparelhos que entram em modo standby (monitores, radios, HIFI, entre outros), sempre que preveja ausências de utilização superiores a 30 minutos. Apague também todas as luzes que se encontram acesas desnecessariamente.
Verifique que todo o equipamento de escritório não está ligado desnecessariamente, como computadores, monitores, fotocopiadoras, impressoras, faxes ou máquinas de café.
Poupança de 20 euros por ano com carregadores fora da tomada Desligue os carregadores (transformadores) dos telemóveis, dos computadores portáteis da tomada. Se possível, ligue alguns equipamentos a uma tomada múltipla com extensão com interruptor de pé. Ao desligar esse interruptor apagará todos os equipamentos, o que lhe permitirá poupanças anuais superiores a 20 euros.
No Verão, promova a utilização dos estores exteriores de forma a minimizar a exposição solar das salas, reduzindo a necessidade de refrigeração condicionada. No Inverno, promover a maximização de exposição solar de forma a reduzir a necessidade de aquecimento e a utilização de iluminação artificial. Consome mais energia e é mais caro refrigerar ou aquecer um espaço do que iluminá-lo.
Verifique ainda se a programação térmica e horária dos aparelhos de HVAC e águas sanitárias. Tenha o equipamento de ar condicionado regulado para uma temperatura de 22ºC no Inverno e 24ºC no verão. As águas sanitárias garantem a sensação de conforto com temperaturas entre os 30ºC e os 35ºC.
Outra boa dica é a utilização dos equipamentos de refrigeração/aquecimento com as janelas e portas, sempre que possível, fechadas.
Por fim, faça uma manutenção periódica dos equipamentos de refrigeração: limpeza dos filtros, dos permutadores (quer no evaporador quer no condensador) e do ventilador.

(Fonte: Agencia Financeira)

Sem comentários: