terça-feira, 20 de maio de 2008

Hotéis da Madeira lideram boas práticas ambientais

A Madeira encontra-se no topo das regiões nacionais com mais hotéis certificados no âmbito do Eco-hotel, com um total de cinco unidades. Ou seja, 26,3 por cento do total de empreendimentos que exibem esta certificação atribuída pela Tüv Rheiland Portugal.
Esta era, de resto, a região que se destacava com mais estabelecimentos hoteleiros com boas práticas ambientais, no inquérito Boas Práticas Ambientais nos Estabelecimentos Hoteleiros, realizado em 2006 pelo Turismo de Portugal. O inquérito revela que os hoteleiros estão mais sensibilizados para a utilização racional de energia do que para o uso eficiente da água. Relativamente à gestão de resíduos existe alguma preocupação, principalmente na utilização de recipientes para recolha selectiva e de evitar colocar à disposição produtos descartáveis ou de utilização única. Os hotéis de 4 estrelas são os que mais aplicam medidas de gestão ambiental. O universo de inquirição abrangeu 633 estabelecimentos pertencentes à categoria dos hotéis e pousadas em todo o País, registando-se uma taxa de resposta de 56 por cento.
Actualmente, a SGS ICS tem atribuídos 11 certificados a hotéis ou empreendimentos turísticos de acordo com a norma ISO 14001 (Sistemas de Gestão Ambiental). Alguns destes têm também o registo no EMAS (sistema comunitário de ecogestão e auditoria) e/ou a certificação de acordo com as normas ISO 9001 (sistema de gestão da qualidade), OHSAS 18001 (sistema de gestão da segurança no trabalho), HACCP e ISO 22000 (Sistema de Gestão da Segurança Alimentar).
As organizações que procuram a certificação tem-se mantido, no domínio do turismo, «com um ritmo crescente ainda que com uma evolução abaixo do esperado. A certificação dos sistemas continua a ser para muitas organizações um processo muito exigente e por isso têm surgido alternativas à clássica certificação ISO 14001 ou EMAS», refere Luís Barrinha, director de Certificação Segurança e Ambiente da SGS.
Considerando que a certificação é uma estratégia fulcral para manter e promover um turismo sustentável, a Associação Portuguesa de Certificação (Apcer) já certificou três hotéis de acordo com a norma ISO 14001, em Setúbal, Açores e Viseu. A necessidade de retorno do investimento das estruturas turísticas, o aparecimento de novos destinos turísticos em todo o mundo a baixo preço, obriga a adoptar estratégias e iniciativas que permitam avançar no sentido de uma melhoria sustentável. É neste contexto que a Apcer acredita que a certificação pode ter um importante papel: «O sector do turismo tem um grande potencial de crescimento a nível da certificação. Esta deve ser encarada como uma forma de diferenciação e procura de melhoria contínua, que se traduzirá, na satisfação acrescida dos clientes e na sua consequente fidelização.»

(Fonte: Tânia Nascimento)

Sem comentários: