quarta-feira, 14 de maio de 2008

Febre da microprodução leva à apresentação de mais de 1200 pré-registos

Nas duas fases para pré-registos no Sistema de Registo da Microprodução (SRM), que decorreram nos meses de Abril e Maio, foram apresentados 1237 pedidos. Só no dia 2 de Abril, altura em que a Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG) teve que determinar, ao fim de 5 horas de funcionamento, a suspensão de novos registos no SRM, pelo facto dos pré-registos para novas instalações de microprodução terem atingido os 2 MW de potência, 645 instaladores apresentaram os seus pedidos, que totalizaram uma potência de 2259 kW, revelou hoje Renato Romano, da DGEG, durante a conferência «Energia em Movimento», organizada pela sociedade de advogados ABBC.
No entanto, desses pedidos quatro foram logo anulados e, posteriormente, 144 acabariam por ser chumbados. Assim, apenas 497 pedidos foram aceites pelo SRM, o equivalente a 1725 kW. Já no dia 5 de Maio, quando decorreu o segundo período para pré-registos, foram apresentados 592 pedidos, correspondentes a 2067 kW de potência. Contudo, a DGEG ainda está a fazer a análise dos mesmos, no sentido de ver quais os que cumprem os requisitos definidos pela legislação.
Em declarações ao AmbienteOnline, Renato Romano sublinhou que, enquanto a tarifa compensar, deverá manter-se esta «febre» na corrida à microprodução. O processo será reaberto no próximo dia 9 de Junho, às 12h00.
Recorde-se que o Decreto-Lei nº 363/2007 incentiva a produção de electricidade pelos particulares a partir de energias renováveis, especificamente, solar, eólica, hídrica, cogeração a biomassa e pilhas de combustível com base em hidrogénio.

(Fonte: Portal Ambiente)

Sem comentários: