segunda-feira, 12 de maio de 2008

Projecto HabitAR já analisou 300 habitações

Mais de 300 residências já foram analisadas, em 9 distritos do País, no âmbito do projecto Habitar, que pretende avaliar a qualidade do ar interior em 600 habitações portuguesas e averiguar a sua possível relação com patologias alérgicas e respiratórias dos habitantes. Em breve, será contemplado o distrito de Lisboa, no qual serão visitados os concelhos da Amadora, Loures, Lisboa, Sintra e Oeiras.
Este estudo epidemiológico, que caracteriza a qualidade do ar interior nas habitações portuguesas, é uma iniciativa conjunta do Instituto UCB de Alergia (IoA) e da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), que, aquando do arranque desta iniciativa, alertaram para o facto do nível de poluentes nas habitações ser duas a 100 vezes superior ao do ar exterior, o que pode afectar a saúde da população.
O objectivo principal do Habitar é quantificar vários parâmetros poluentes no ar interior, colocando no campo uma equipa de técnicos que tem vindo a visitar as habitações portuguesas, recorrendo a equipamentos com sensores específicos. É caracterizada também a potencial patologia alérgica e respiratória dos utentes das casas, associando-a depois a factores como a poluição interior.
O projecto abrangeu já mais de metade do universo de lares definido, tendo percorrido até ao momento as cidades de Aveiro, Beja, Coimbra, Évora, Faro, Leiria, Porto, Setúbal e Viseu.

(Fonte: Portal Ambiente)

Sem comentários: