quarta-feira, 21 de maio de 2008

Águas do Cávado reduz consumo energético

A Águas do Cávado conseguiu, em 2007, uma redução de 3,6 por cento no consumo de energia por m3 de água produzida relativamente a 2006, através de optimização de processos e equipamentos. A conclusão é apresentada no relatório de sustentabilidade da empresa, apresentado recentemente.
No ano passado, a Águas do Cávado procedeu ao levantamento e tipificação dos consumos energéticos, processo que conduziu à definição de acções para redução de custos e de consumos, optimização de funcionamento de equipamentos e proposta de alteração de equipamentos por outros energeticamente mais eficientes.
Por outro lado, foi ainda realizado o levantamento dos maiores consumidores de energia da empresa com maior potencial de redução de consumo. Foi então adjudicada a alteração da iluminação de vigilância da estação de tratamento de águas, que se estima resultar na redução do consumo energético em mais de 50 por cento, num total de 94 300 kWh e de 4 500 euros por ano.
A empresa tem já adjudicadas intervenções idênticas para duas bombas que possibilitarão a redução de consumo do maior consumidor de energia da empresa em 3,2 por cento, num total de 488 000 kWh, contribuindo para uma economia de 22 500 euros.

(Fonte: Sofia Vasconcelos)

Sem comentários: