quarta-feira, 18 de junho de 2008

Martifer Renováveis coloca central termo solar híbrida na Califórnia

A construção da central eléctrica termo solar híbrida, na Califórnia (Estados Unidos), vai entrar em funcionamento em 2011. O novo projecto da Martifer Renováveis, de 290 milhões de euros, espera uma produção anual de cerca de 750 GWh, adianta o grupo em comunicado.
A tecnologia solar termoeléctrica é baseada em painéis solares parabólicos em períodos on-peak. Durante os períodos off-peak o fornecimento de energia na Califórnia será feito através da biomassa com base em resíduos agrícolas abundantes na região. «Esta combinação permite um funcionamento contínuo da central, mantendo a qualificação do projecto para todos os incentivos de projectos renováveis», acrescenta.
O contrato de fornecimento energético à Pacific Gas and Electricity tem a duração de 20 anos. A Martifer pretende financiar o projecto com uma combinação de capitais próprios, dívida e com recurso a “tax equity”, beneficiando do crédito fiscal para investimentos em activos energéticos solares de 30 por cento.
A gestão dos projectos está a cargo da Spinnaker Energy e da Bethel Solar Partners, que têm «uma extensa experiência no campo solar, tendo já desenvolvido as primeiras centrais termo solares que utilizam esta tecnologia nos EUA», realça a Martifer.

(Fonte: Portal Ambiente)

Sem comentários: