terça-feira, 24 de junho de 2008

ANA regista aumento de emissões e consumo de electricidade

Em 2007, o total de emissões da ANA – Aeroportos de Portugal correspondestes ao consumo de electricidade e gás natural cresceu 16 por cento relativamente a 2006, de acordo com o relatório de sustentabilidade da empresa, publicado recentemente. Com efeito, passou de 28,6 mil toneladas para 33,1 mil toneladas.
«O aumento das emissões de gases com efeito de estufa correspondentes ao consumo de electricidade corresponde não só ao aumento de consumo de electricidade por parte da ANA como a uma menor eficiência da rede eléctrica», explica a empresa no documento.
Quanto ao consumo de energia directa também se verificou um ligeiro aumento. No ano passado, foram consumidos 220 terajoules de electricidade, mais 2 por cento que em 2006. Ao nível do gás natural verificou-se um aumento de 6 por cento, passando-se de 76 para 80 terajoules.
Os consumos de electricidade registados nos aeroportos da ANA decorrem essencialmente da climatização e iluminação das infra-estruturas aeroportuárias. Os principais consumos aparecem associados à aerogare, às pistas e placas de estacionamento de aeronaves.

(Fonte: Tânia Nascimento)

Sem comentários: