sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Enercon inicia produção de torres eólicas

A Enercon, empresa alemã que está a instalar um cluster eólico em Viana do Castelo, começou a produzir torres de betão para os geradores que irão servir vários parques eólicos de Portugal. Programada para o mês de Setembro, a produção avança agora na fábrica de 12 mil metros quadrados, que está instalada no parque empresarial da Praia Norte, onde está também uma outra de pás de rotor da mesma empresa.
A fábrica, cuja produção irá permitir a construção mensal de 20 torres de betão com 83 metros de altura, emprega 100 trabalhadores e implicou um investimento de 21,7 milhões de euros. Para Outubro, está previsto o início da laboração da fábrica de mecatrónica situada no Parque Empresarial de Lanheses, completando assim o cluster eólico da Enercon que o Governo Português classificou como PIN (Projecto de Potencial Interesse Nacional).
A primeira fábrica da Enercon em Viana do Castelo, a funcionar desde Novembro de 2007, tem vindo a aumentar progressivamente a sua produção, atingindo actualmente as dez pás de rotor por semana. Em breve, deverá atingir as 15 pás de rotor semanais. Por isso, da fábrica de Viana do Castelo estão a sair estes equipamentos para diversos parques eólicos nacionais, como é o caso do da Serra da Gardunha, em Castelo Branco.
O investimento total do cluster eólico de Viana do Castelo, pertencente ao grupo que integra ainda a EDP, a Finerge, a Generg e a TP – Térmica Portuguesa, ronda os 1700 milhões de euros e criará cerca de 2000 postos de trabalho, para além de várias empresas subsidiárias ou de actividades associadas.

(Fonte: Portal Ambiente)

Sem comentários: