terça-feira, 26 de agosto de 2008

Edifício municipal de Cascais é o primeiro do País a receber certificação energética

O Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal (CIAPS), situado em Cascais, é o primeiro edifício municipal do País a receber a certificação energética, uma iniciativa promovida pela Agência Municipal Cascais Energia. O certificado energético, entregue em Junho pela Agência para a Energia (Adene), inaugura o conjunto de medidas a aplicar no âmbito da optimização energética deste edifício.
«O objectivo é criar um cenário de consumo sustentável e controlado no edifício, como forma de disponibilizar aos visitantes um espaço de sensibilização e demonstração, familiarizando-os com os conceitos de eficiência energética e energias renováveis», sublinha a Agência Municipal Cascais Energia em comunicado.
O projecto «é inédito a nível nacional» e envolve a implantação de um sistema de aerogeradores de baixa potência em ambiente urbano para produção de electricidade, com integração de um sistema de aproveitamento solar fotovoltaico, designado por “jardim fotovoltaico”.
O local da intervenção é o percurso pedonal entre a Ponta do Sal e os Fortes, onde serão instaladas quatro turbinas eólicas de potências até 3kWp e quatro a cinco “girassóis fotovoltaicos”, com produção total de 3,5 kWp.
Como complemento ao CIAPS também serão instaladas uma central de dessalinização e uma estação meteorológica automática, para a revitalização dos espaços impermeabilizados. No caso da central de dessalinização, vai ser aplicado o método inovador da evaporação via aquecimento solar, enquanto que a estação meteorológica automática será equipada com sensores, com o objectivo de medir o vento, a chuva e os índices de radiação solar, e de verificar estes valores em tempo real a partir do CIAPS.

(Fonte: Portal Ambiente)

Sem comentários: