sexta-feira, 1 de agosto de 2008

ONU reduz GEE na sede nova-iorquina

O edifício da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque vai reduzir o uso de ar condicionado, a emissão de gases com efeito estufa e promover a poupança de recursos. O objectivo, de acordo com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, é manter uma temperatura interna entre os 22 e 25ºC, e desligar o aquecimento ou o ar condicionado durante os fins-de-semana.
O plano será iniciado em Agosto, a título de experiência, sendo que, durante esse mês, «os funcionários e diplomáticos serão incentivados a vestirem-se de forma mais informal», continua a mesma fonte.
Em termos de poupanças, esta campanha poderá evitar a emissão de 300 toneladas de dióxido de carbono, equivalente a 100 mil dólares. «Se esta experiência tiver êxito, o plano será prolongado», adianta Michael Adlerstein, director executivo do plano de melhoria das infra-estruturas do edifício da ONU. No Inverno, os cálculos apontam para poupanças maiores do que no Verão, podendo o custo energético anual diminuir em aproximadamente um milhão de dólares, conclui a mesma fonte.

(Fonte: Portal Ambiente)

Sem comentários: