quinta-feira, 17 de abril de 2008

Efacec afina estratégia para renováveis

A Efacec está a estudar uma série de investimentos nas energias renováveis, uma área importante para a expansão da empresa do grupo José de Mello. A aposta está a ser feita na eólica, solar e na produção de energia a partir das ondas, as quais integram uma nova unidade de negócios, criada em Dezembro.
«Queremos crescer com base na criação de tecnologia própria ou por aquisição em Portugal e no estrangeiro. Também estamos a estudar parcerias com outras empresas», adianta Fernando Vaz, director-geral da unidade de energias renováveis da Efacec. «Para cada área pensamos ter tecnologia específica e participar nos consórcios promotores», acrescenta.
A empresa faz parte do consórcio Ventinvest, liderado pela Galp, que ganhou a fase B do concurso para a produção de energia eólica em Portugal, que prevê a instalação de 400 MW. No solar fotovoltaico, a Efacec está a apostar em Espanha, onde pretende ter parques próprios e ganhar a montagem de outros. Em Portugal, a empresa vai participar no projecto para instalação de uma central de 6 MW no Mercado Abastecedor da Região de Lisboa.
Na vertente da energia solar termoeléctrica a empresa «está à procura de acordos a estabelecer com universidades e tecnólogos. Em Portugal, o Governo ainda não fez uma aposta forte nesta área e não sabemos se haverá licenças suficientes», refere Fernando Vaz. De qualquer modo, acrescenta, «a Efacec é uma empresa internacional e, portanto, a estratégia não estará só virada para o mercado nacional». No âmbito da energia das ondas, a companhia integra um consórcio com a Enersis. Está prevista uma instalação piloto de 2 MW para a Póvoa de Varzim, baseada na tecnologia Pelamis.

(Fonte: Portal Ambiente)

Sem comentários: